• ViverDecor

Vai correr tudo bem ...

Atualizado: Abr 6

Estamos mesmo em que dia ?!


Por cá já perdemos a conta ao dia em que vamos … Entre trabalhar a partir de casa e sermos pais a tempo inteiro, os dias passam a correr!

A todos os pais que estão na mesma situação, aqui ficam 7 dicas para manter as nossas crianças ativas, mas tranquilas.

“Descomplicar” é uma palavra que gostamos muito de utilizar, tanto na decoração como na vida, já percebemos que é muito grave o que estamos a viver, e assim como nós, as crianças também se apercebem que algo menos bom está a acontecer, mais que ninguém, têm a sensibilidade de perceber seja pela expressão ou tom de voz o que os pais sentem( essencialmente os mais pequenos), vamos então explicar-lhes! Sem informação a mais ou a menos, de forma adequada para cada idade. É essencial que neste momento se sintam protegidas e acarinhadas.

Rotinas e trabalhos de casa…vá lá pais, dêem à rotina das crianças somente a importância que elas merecem.É claro que é necessário manter uma rotina e tempo para trabalhos de casa, mas acima de tudo é importante “educar os afetos “.A partir desse ponto e com o estimulo certo, as crianças fazem muito mais que o necessário em tom de brincadeira.

Aqui ficam algumas ideias de atividades, assim como inspirações para zonas de trabalho, leitura e brincadeira dos nossos pequenos.


1) Arrumar e selecionar uma zona de brincar: juntos façam uma selecção dos brinquedos aproveitando para verificar o estado de conservação dos mesmos (pilhas , peças danificadas, etc..) vai ver que ele vai redescobrir aquele brinquedo que já nem se lembrava.




2) Brincar ao faz de conta: “tu és a criança e eu sou a professora ou…não há limite para a imaginação e para as personagens que podem recriar participando todos na mesma brincadeira/história.





3) Hora do conto : ler uma história, conversar um pouco sobre essa mesma história ( quem são as personagens, o que fizeram, como fizeram, o que gostaram mais ), criar um recanto convidativo à

leitura.







4) Pequenos cientistas: eles adoram experiências, deixamos link com sugestão.

Experiência: a importância de lavar as mãos para afastar os "bichinhos"(virus)

Vai precisar: 1 prato c/água; pimenta moída ou orégãos; 1 taça c/sabonete liquido e uma gota de água.


Link: https://www.facebook.com/www.luchapa.pt/videos/256191502060715/?v=256191502060715







5) Hora de Ginástica: é importante que eles se mantenham ativos, mas com a energia certa. Durante alguns minutos pratiquem exercício físico (algo muito básico, alongamentos, facilmente encontram estes conteúdos na internet)







6) Caça ao tesouro: esconda numa ou em várias divisões da casa 10 brinquedos. Escolha um local de partida, pode ir ajudando indicando a proximidade com a temperatura:frio/morno/quente/a escaldar/ encontraste! Certamente eles vão gostar !






7) Desenhar: Muito importante! É através do desenho que as crianças criam e recriam as suas formas de se expressar, integrando a perceção, imaginação e sensibilidade.


Fonte: Imagens Pinterest


Lembrem-se a decoração é também uma forma de diversão pelo que nos transmite, essencialmente para os mais pequenos, não é necessário grande exigência para um ambiente perfeito, o importante são as boas memórias destes recantos...as histórias, as risadas, a brincadeira!

Quando tudo isto passar, se a nossa memória não for curta, seremos todos muito melhores!

Espero que se tenham sentido inspiradas!


PS: Este Post é dedicado aos Pais que todos os dias se colocam em perigo para nos manter a salvo !


Fiquem em casa !


  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest

@2020 ViverDecor